segunda-feira, 5 de setembro de 2011

QUARESMEIRA AMARELA

 

 
Certa vez, plantei uma quaresmeira amarela em frente de
Casa. O tempo foi passando e a árvore ficando cada vez
mais frondosa.
Logo, tornou-se referência para os vizinhos: 
- Moro ali, perto da “árvore amarela...”
Acontece que, a planta cresceu, e, como ficava ao lado da
entrada da casa de meu vizinho da esquerda, fui conversar 
com ele:
- Seu Carlos... Quero pedir desculpas pelas flores espalhadas
bem na entrada de sua casa, e, dizer que é um “tapete” de flores
para o senhor passar com sua família... Mas, se preferir, posso
varrê-las e deixar limpinho! 
Seu Carlos respondeu de imediato:
- De jeito nenhum, acho lindo! 
Dessa forma, a árvore continuou forrando a calçada de entrada de 
meu vizinho querido!
Até que...
Certo dia, enquanto voltava de um passeio, armou o maior temporal
com uma ventania furiosa! Chegando em casa, deparei-me com
a cena: 
Seu Carlos, seu filho e a esposa estavam levantando e escorando a 
quaresmeira que o vento derrubou... 
Todos encharcados pela chuva, e o meu vizinho falou em voz embargada
pela vontade de chorar:
- Judiação, ela caiu!!

(Trata-se de uma Acácia Amarela)

15 comentários:

  1. Erico querido.
    Amei teu texto, e o ato de teus vizinhos.
    Também fiquei emocionada ao pensar na narração.
    É uma história linda.

    Obrigada pelo carinho.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. O amor pode ser contemplado em gestos calorosos como este do vizinho e sua familia. Eis prova viva de que a bondade e carinho ainda habitam no ser humano, precisamos aprender a a precia-los, espero que esta amizade perdure em teu coraçao. Quanto a arvore, pegue a semente espalhe ao vento... sonho com praças encantadas e enfeitadas pelas flores forrando o chão em tapetes coloridos...

    ResponderExcluir
  3. Que linda sua mensagem e a bondade de seus vizinhos... aqui no Japão os japoneses são simplesmente apaixonadas pela natureza, eles cuidam, preservam... vizinho sempre ajuda outro vizinho a podar as arvores, limpar o jardim quando cresce os matos principalmente em epoca de verão e chuvas... eu vejo como um sinal belissimo de Deus preservando a natureza e a amizade entre os seres humanos.. outro dia meu marido se ofereceu para limpar o quintal da vizinha que já é de bastante idade e seu jardim estava repleto de ervas daninhas, ela ficou toda feliz, preparou chá e bolo enquanto ele cortava as ervas indesejadas.. ela, mora sozinha e sua casa é bem grande,já não tem muita disposição em fazer esse tipo de serviço, ...uma vez essa mesma vizinha tem uma arvore de sakura em seu quintal enorme, já é bastante antiga, e não havia ninguém para cuidar nem podar, então depois que as cerejeiras cairam todas e comecçou a dar lagartas e como era próximo a nossa casa... um dia quando acordei e fui no quintal molhar as plantas no corredor lateral estava cheio de lagartas, inclusive andando pela parede e pela mureta que cerca uma casa da outra... mas era uma quantidade muito grande, eu não sabia de onde vinha, fui logo pegando veneno e matando e depois descobrimos de onde vinha, a vizinha logo nos chamou e pediu muitas desculpas pelo transtorno que nos casou, disse que assim que possível chamaria alguém para podar arvore e limpar todo o quintal, nos providenciamos isso pra ela, ficou tudo bonito novamente e dois anos depois começou a nascer os primeiros brotos de sakura na primavera desse ano...foi uma atitude simples e voluntária e todos nos ficamos gratos, inclusive a senhora da casa...
    Parabéns por seus vizinhos.
    Abraços pra ti
    Giovanna

    ResponderExcluir
  4. Erico, só uma curiosidade, que tipo de arvore é essa Quaresmeira amarela, não a conheço... seria o Ipê amarelo, ou são diferentes?
    abraços
    Gio

    ResponderExcluir
  5. Que lindo post Erico!
    Emocionou-me sobremaneira. Amo a flora, a nossa então nem se fale!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Giovanna,

    Respondendo sua pergunta, posso afirmar que não se trata de uma quaresmeira, mas um costume (incorreto) que algumas pessoas tem para definir uma espécie de ACÁCIA AMARELA.

    Obrigado pelo carinho

    ResponderExcluir
  7. conheçemos as pessoas pelos seus gestos, a cena narrada no seu texto fala muito de pessoas humana com sabor e cheiro divino. Um texto delicoso para ler deitado na rede em uma tarde chuvosa de verão. Abçs.conheçemos as pessoas pelos seus gestos, a cena narrada no seu texto fala muito de pessoas humana com sabor e cheiro divino. Um texto delicoso para ler deitado na rede em uma tarde chuvosa de verão. Abçs.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Erico!

    Obrigada por me visitar. Fiquei muito feliz que nos conhecemos através do Eder - ele é uma pessoa formidável.

    Erico, amei tudo aqui. E que linda história. As árvores podem unir as pessoas e formar tapetes de flores para enfeitar os caminhos de nossos vizinhos. Basta que as plantemos, assim como você fez!

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Erico, cheguei ao final da história com um arrepio percorrendo a espinha. A árvore, afinal, entrou para a família. Não apenas a sua, mas de seu vizinho e com certeza de todos aqueles que pela rua passavam - eu sou assim, reverencio as árvores do meu caminho diário, agradecendo-lhes a sombra e a companhia que me fazem. E a sua árvore, teve solução? Conseguiram reimplantá-la? Um beijo da sua amiga que mesmo enrolada gosta muito de visitá-lo sempre que pode!! Deia.

    ResponderExcluir
  10. Déia

    Respondendo sua pergunta: Meu pé de quaresmeira (acácia) amarela morreu... Plantei um pé de ipê amarelo (uma muda com 30cm), hoje está com mais de cinco metros. Vendi a casa e ainda está lá juntamente com outros arbustos que já tinha plantado antes. Quanto aos vizinhos, continuamos nos encontrando!
    Na casa nova, plantei um dedaleiro e uma hibiscus vermelha pelo lado de fora da grade ao lado da calçada. Por dentro da grade, além vários vasos com diversos tipos de orquídeas tenho uma fênix, duas cicas, uma bananeira de jardim e, agora, um lindo pé de azaléias cor de rosa.
    Obrigado pelo carinho!

    ResponderExcluir
  11. Olá Erico!
    Não há nada mais lindo do que depararmos com gestos nobres como esse descrito em seu texto... Belíssimo!

    Um beijo grande em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  12. Erico querido, bom dia!
    Vim te deixar um beijinho, e desejar um lindo final de semana.

    Com carinho.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Olá Erico!
    Passando para deixar um beijinho amigo.
    Bom domingo.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Erico, meus cumprimentos ao seu belo espaço Literário.
    E agradecida com o Soneto deixado em nosso Livro de Visitas,
    com admiração,
    Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir
  15. Encantadora a narrativa que fez. A beleza também está nas folhas caídas, embora possam causar danos, quando chove. Esse tapete é mágico e inspirador. Costumo observá-lo nas ruas, vendo as folhas amareladas nas calçadas.
    Bjs.

    ResponderExcluir

LEVOU UMA PARTE DE MIM... AGORA, DEIXE UM POUCO DE VOCÊ!"
OBRIGADO PELA VISITA E COMENTÁRIO, UM GRANDE ABRAÇO!

ERICO :)